10 de maio de 2016

Servidores do TJ recebem capacitação sobre o novo CPC

Fotos: Anderson Moreira Treinamento foi ofertado para servidores do Tribunal de Justiça


Treinamento foi ofertado para servidores do Tribunal de Justiça

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) encerrou, na tarde desta segunda-feira (9), o curso “Novo CPC no 2º Grau de Jurisdição – Principais Mudanças”. A capacitação, que teve início na sexta (6), foi ministrada por José Expedito Braga Lima Júnior, assessor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Durante o treinamento, foram debatidos os pressupostos de admissibilidade dos recursos, a instrumentalização do processo, o procedimento comum no novo CPC, entre outras questões. “É impossível que o funcionário da Justiça, chamado a lidar com essa lei nova, não tenha intimidade com o texto que revolucionou o processo civil brasileiro. Não se trata da mudança de uma lei, mas de uma lei nova, que é a principal no Judiciário brasileiro”, afirmou Expedito Lima.

O servidor Fred Cavalcante, que atua no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), foi um dos que participaram da capacitação. Segundo ele, o curso foi importante para esclarecer dúvidas sobre o novo Código de Processo Civil, que passou a vigorar em março deste ano. “A iniciativa foi positiva. É fundamental que nesses casos, em que há uma mudança legislativa drástica, não só os magistrados sejam capacitados, mas também os servidores”, ressaltou.

Segundo o diretor da Esmal, Fernando Tourinho de Omena Souza, o curso procurou tratar a questão do CPC de forma dinâmica e participativa. “Acredito que os alunos gostaram da maneira como o conteúdo foi transmitido”, afirmou o desembargador, ressaltando que capacitar magistrados e servidores é o caminho para uma melhor prestação jurisdicional.

Diego Silveira – Dicom TJ/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *