23 de maio de 2016

Magistrados alagoanos participam de treinamento para lidar com a imprensa

“Na medida em que o Poder Judiciário está tentando se aproximar da sociedade, é inegável a importância dos meios de comunicação”, afirmou juíza

Fotos: Caio LoureiroDesembargador Washington Luiz falou aos magistrados sobre a importância do curso

Desembargador Washington Luiz falou aos magistrados sobre a importância do curso

Juízes do Judiciário de Alagoas participam de treinamento durante esta segunda-feira (23), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), com o tema “Justiça e jornalismo: técnicas de comunicação eficiente em mídias tradicionais e digitais”. O workshop é ministrado pelo jornalista Fábio Gusmão, editor do jornal Extra do Rio de Janeiro.

“O principal objetivo é fazer com que eles percebam a importância de facilitar essa comunicação com os jornalistas, como peças fundamentais para passar o discurso para a sociedade”, explicou Gusmão. Ele ressaltou que os juízes estão participando do debate, trazendo as experiências pessoais que tiveram no exercício da magistratura.

Durante a parte teórica do curso, Fábio Gusmão frisou que a mensagem precisa ser passada da forma mais simples possível, traduzindo-se os termos jurídicos para o público. Com uma estrutura montada na Esmal, os juízes também estão tendo a oportunidade de fazer simulações de entrevistas em rádio e televisão.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, acompanhou o início do treinamento. “Às vezes proferimos uma decisão ou um gesto que pode ser mal entendido. Temos quer ver o viés de quem entende de comunicação, para que isso possa ser difundido de forma positiva”, observou.

O desembargador destacou que comunicação do Tribunal, por meio de sua Diretoria de Comunicação Social (Dicom), tem evoluído durante sua gestão, com ações como a reforma do site institucional; a circulação de um informativo impresso mensal (TJ Notícias), distribuído entre operadores do direito e formadores de opinião; e o convênio com a TV Assembleia, que agora também divulga o conteúdo produzido pela TV Tribunal, assim como a TV Educativa.

A juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, titular da Comarca de Viçosa, considera o workshop uma iniciativa “excelente e necessária”. “Na medida em que o Poder Judiciário está tentando se aproximar da sociedade, é inegável a importância dos meios de comunicação nesse movimento. É através a mídia que gente vai conversar com a sociedade”, avaliou.

Além do TJ/AL e da Esmal, curso tem o apoio da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampal), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio) e do Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi). Uma versão do treinamento também foi ministrada para membros do Ministério Público de Alagoas, na sexta (20).

Fonte Dicom TJ/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *