8 de abril de 2016

Servidores recebem capacitação em chefia e liderança no setor público

Curso teve início na última terça-feira (5) e segue até quarta (13), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas

Foto: Anderson MoreiraCurso é conduzido pelo professor Alessio Sandro de Oliveira

Curso é conduzido pelo professor Alessio Sandro de Oliveira

Servidores do Poder Judiciário alagoano participam, desde a última terça-feira (5), do curso “Chefia e Liderança no Setor Público”, realizado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Cidadão. As aulas, ministradas das 14h às 18h, seguem até quarta-feira (13).

A capacitação tem carga de 30 horas e está sendo conduzida pelo professor Alessio Sandro de Oliveira, formado em Administração e Psicologia. “Este é um curso teórico-prático. Os participantes recebem aulas teóricas e, aqui mesmo no laboratório, utilizam técnicas dinâmicas para idealizar as ações que realizarão em seus departamentos”, explicou.

Segundo o professor, o curso servirá para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. “Os participantes já possuem a expertise. Eles estão apenas aliando suas competências, conhecendo as ferramentas cabíveis para terem respostas mais rápidas na prestação de serviços e elaboração de projetos, bem como na tomada de decisões.”

O diretor de Precatórios do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Cláudio José Barreto, é um dos 40 servidores que participam da capacitação e tem aprovado a atividade. “É um curso que veio trazer aperfeiçoamento das relações humanas. Apesar do setor que dirijo ter um quantitativo de servidores pequeno, tentarei levar os temas desenvolvidos aqui à equipe, fazer um intercâmbio”, planeja.

Cláudio Barreto relatou ainda que “as temáticas primam pela importância de ouvir o colega, buscar experiências externas, e isso tudo, naturalmente, resultará em uma melhor interação dos profissionais e, consequentemente, na otimização dos serviços prestados à sociedade”.

O analista judiciário especializado em Administração Cleiton Falcão, que gere o contrato do convênio, reforçou a importância da atividade. “A finalidade é desenvolver nos servidores as competências que lhes faltam. No momento em que eles se aperfeiçoam, tornam-se mais eficientes. Este curso irá ajudá-los a conduzir melhor as pessoas, a motivar suas equipes e ficar mais atentos ao trabalho fim do Judiciário.”

Este é o terceiro curso viabilizado pelo convênio firmado entre o TJ/AL e o Instituto Cidadão, os outros dois capacitaram servidores em Excel Avançado, a fim de auxiliá-los no planejamento e gerenciamento de dados, e no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) para órgãos públicos.

Gildo Júnior – Dicom TJ/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *