17 de novembro de 2015

Secretaria de Educação entrega certificados a mais de 2 mil alunos do Pronatec

Mais de 2 mil alunos de 12 escolas e dois centros profissionalizantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam, na tarde desta segunda-feira (16), os certificados de conclusão dos cursos do Programa Nacional de Aprendizagem Profissional (Pronatec). A solenidade de certificação ocorreu no ginásio de esportes do complexo educacional do Cepa, no bairro do Farol, em Maceió. De acordo com o secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, os certificados entregues estão relacionados a cursos FIC – formação inicial e continuada – iniciados em 2013 e 2014 e que esta formação de mão de obra, nas escolas do Estado e centro profissionalizantes, conta com a parceria do governo federal e a colaboração de outras pastas, a exemplo da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda. "Enquanto muitos insistem em só falar em crise, nós estamos investindo no ensino profissionalizante, contribuindo com a formação dos jovens para o mercado de trabalho", destacou. Segundo o coordenador do Pronatec em Alagoas, José Barbosa Neto, apesar do programa ter passado por uma reestruturação em 2015, mas a Seduc não deixou de ministrar cursos profissionalizantes. "Além destes, que tiveram continuidade em 2015, abrimos novas modalidades de cursos na Escola Estadual Marcos Antônio, que é a nossa primeira unidade de ensino em tempo integral", ressaltou o coordenador. José Barbosa orientou ainda que os alunos ausentes à solenidade poderão receber seus certificados diretamente nas escolas onde realizaram o curso, a partir desta semana.

Mercado de trabalho

Para o secretário de estado do Trabalho, Emprego e Renda, Rafael Brito, Alagoas dá uma demonstração de competência ao enfrentar a crise, combatendo o desemprego e preparando os jovens para o mercado de trabalho. "Enquanto o Brasil perdeu, de janeiro para cá, mais de 1,3 milhão de postos de emprego, Alagoas teve uma queda de apenas mil postos de trabalho", registrou o secretário. Ainda de acordo com Rafael Brito, nos últimos 12 meses, Alagoas foi o 3º Estado da Federação em geração de emprego e renda. "Isso mostra que estamos enfrentando a crise com muito trabalho e criatividade", acrescentou o secretário. Durante a solenidade de certificação, o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, disse que a entrega dos certificados a 2.122 alunos do Pronatec representa a coroação de um trabalho sério em defesa do ensino profissionalizante. "É com muita satisfação que participo desse momento de festa e congratulações", afirmou Lisboa, agradecendo a todos que contribuíram com a formação desses jovens.

Reconhecimento

O secretário Luciano Barbosa também aproveitou a solenidade para agradecer aos professores do Pronatec, aos técnicos da Seduc e aos gerentes regionais de educação. "Sem vocês esses cursos não teriam sido ministrados e esses alunos não teria a formação necessária para atuarem no mercado de trabalho", reconheceu. Para Solyma Saara da Silva Santos, 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Estadual Pedro Joaquim, em Luziápolis, o curso da Recursos Humanos que ela fez ajudou até na sua atividade como ajudante num salão de beleza. "Foi com os ensinamentos que tive no curso do Pronatec que aprendi a melhorar o relacionamento com as clientes do salão", revelou a estudante. O certificado também veio em boa hora para a aluna Iraneide Michelle Araújo da Silva, que se formou no curso técnico de Bombeiro Civil. "Com o certificado vou procurar emprego na área, já que a profissão de Bombeiro Civil vem sendo muito valorizada", afirmou Iraneide, que é aluna do 2º ano da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios. Para Gisele Barbosa, de 22 anos, que recebeu o certificado do curso de Libras, o mercado de trabalho é muito promissor para quem quer trabalhar com a linguagem de sinais. "Como quero atuar como professora, o curso de Libras veio melhorar o meu currículo e ampliar as minhas chances de conquistar um trabalho na área de educação", enfatizou Gisele, que é aluna da Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca.

Autoridades

Além dos secretários de estado Educação e do Trabalho, compareceram à solenidade a secretaria de estado de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba; o secretário estadual da Promoção da Paz, Jardel Aderico; e o vereador Guilherme Soares, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Depois da solenidade, que teve a participação também de representantes do SERVIÇONacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi servido um lanche para os alunos e convidados, onde a organização do evento contou com a colaboração de alunos de pelo menos três cursos profissionalizantes: Música, Bombeiro Civil e Promoção de Eventos. Eles atuaram na execução dos hinos, na segurança do local e na entrega dos certificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *