3 de novembro de 2015

Governo de Alagoas investe em capacitações para trade turístico

Capacitar e estimular os atores do trade turístico de Alagoas tem sido uma das principais missões do Governo do Estado em 2015. Promovendo a possibilidade de multiplicar conhecimentos, de forma a contribuir para a melhoria na prestação de serviços da cadeia produtiva do turismo, as regiões recebem, desde o início do ano, ciclos de capacitações voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos envolvidos no segmento. Coordenado pela Superintendência de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), em parceria com os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), os encontros apresentam palestras divididas entre as temáticas Qualidade do Atendimento, Marketing Digital, Manuseio de Alimentos, Cooperativismo, Sustentabilidade e Preservação Ambiental. “A atividade turística no Estado de Alagoas vem exigindo cada vez mais profissionais que estejam preparados e qualificados para se adaptarem às tendências da cadeia produtiva. Para isso, levamos consultores para ministrarem palestras voltadas para proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais dos municípios que possuem forte potencial turístico, esclarecendo dúvidas e ampliando o conhecimento dos empresários”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires. Descentralização Iniciadas no mês de março, as ações são divididas por regiões. Na região Lagoas e Mares do Sul foram realizadas, até agora, três capacitações nos municípios de Barra de São Miguel, Roteiro e Coruripe, envolvendo 70 pessoas do trade turístico local e Marechal Deodoro. Segundo Regina Gódoi, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul (Assert Sul), proprietária da Pousada Paraíso e participante da capacitação na Barra de São Miguel, as ações promoveram, ainda, maior conhecimento sobre a importância do trabalho em equipe. “Todos nós já temos noção acerca dos assuntos abordados. Porém, é essencial que isso seja colocado em prática. De uma forma dinâmica, esses momentos nos mostram a importância de se trabalhar em conjunto e como isso influencia no progresso dos nossos negócios”, conta Regina. Na região Caminhos do São Francisco, os municípios contemplados foram Penedo, Piranhas e Piaçabuçu, com palestras de Qualidade no Atendimento ao Cliente, Preservação e Conservação Ambiental e Marketing Digital. No total, 104 pessoas do trade da região participaram das capacitações. Em Maragogi, localizado na região Costa dos Corais, 31 pessoas do trade turístico foram informadas sobre Qualidade no Atendimento e Marketing Digital, que abordou questões relacionadas à promoção dos empreendimentos por meio da utilização de redes sociais. Para a diretora de Divulgação e Comercialização da Sedetur, Mell Bezerra, os profissionais que atuam nesse setor devem ser treinados de acordo com métodos padronizados e modernos de trabalhos e conduta, além de estarem atualizados com as mais recentes técnicas do mercado. “A sensibilização dos atores é importante para mobilizar o maior número de pessoas possível. O objetivo ao final de cada capacitação é não só estimular a prestação de serviços de excelência, mas trazer referências de inovações em observação às principais tendências nacionais e internacionais”, ressaltou Mell Bezerra. Como resultados, os benefícios prioritários alcançados são a redução de custos nos empreendimentos; satisfação do cliente; ambiente de trabalho agradável; diminuição na rotatividade de profissionais; empresa mais competitiva e elevação na produtividade.

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