3 de outubro de 2015

Semana do Espaço e exposição de animais movimentam Arapiraca

O primeiro dia da programação festiva dos 91 anos da emancipação política de Arapiraca reservou, para o início da noite desta sexta-feira (2), o lançamento da Semana Mundial do Espaço, como parte da do das comemorações dos três anos de atividades do Planetário Municipal e Casa da Ciência. A Semana Mundial do Espaço (World Space Week (WSW) 2015 reuniu professores, alunos e amantes da Ciência e da Astronomia. Representando a prefeita Célia Rocha, a secretária municipa de Educação, Gorete Queiroz, acompanhou o evento ao lado da diretora do Planetário Municipal, professora Janice Gomes. O tema da Semana Mundial do Espaço deste ano será Discovery, que aborda as principais descobertas astronômicas dos últimos anos.

Referência

Inaugurado no dia dois de outubro de 2012, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal de Arapiraca e a Casa da Ciência vem recebendo total apoio da administração da prefeita Célia Rocha e da Secretaria Municipal de Educação. O espaço está atraindo a cada dia a atenção de crianças, jovens e adultos ao Lago Perucaba, um dos mais belos cartões-postais da cidade. Construído com recursos da municipalidade, o Planetário oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 80 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares. O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 14 anos no mercado. O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

Retrospectiva

Durante a solenidade, o público acompanhou uma retrospectiva das atividades já realizadas no Planetário e Casa da Ciência, além das oficinas: nebulosas, constelações, construção de sondas em Papercraft e oficina de lançamento de foguetes. As oficinas serão oferecidas às escolas da rede municipal, tendo como público-alvo os jovens do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) Mais de 15 escolas do município de Arapiraca foram selecionadas para participar das atividades da Semana Mundial do Espaço, e 16 municípios convidados. As atividades serão realizadas até o próximo dia 10 deste mês de outubro, numa parceria com o Clube de Astronomia Eclipse, e o professor José Edson para a realização da Oficina de Lançamento de Foguetes. Ainda estiveram presentes ao evento, o secretário de Governo, José Lopes; Ana Valéria Peixoto (Diretora de RH na Secretaria de Gestão de Pessoas e Patrimônio; Solange Maria da Silva (controladora do município); Ana Karla (Coordenadoria CGABS – Controladoria Geral de Aquisição e Serviços) e Ronaldo Oliveira, empresário e agente cultural. Outra atração da noite foi a apresentação dos alunos da Escola de Circo Nelsinho Silveira.

Exposição

Até o próximo domingo (4), mais uma vez, Arapiraca mostra sua força no agronegócio com a 5ª Exposição de Caprino, Ovinos e Produtos Agrícolas do Agreste Alagoano. O evento teve início nesta quinta-feira (1º), no Rancho Santa Cecília, situado na Rua Marconílio Isidoro dos Santos, bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas. Realizado pela Associação de Pequenos e Médios Criadores de Animais de Produção do Agreste Alagoano (Aspemeal) com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, além de palestras técnicas, sorteios e julgamentos dos ovinos e caprinos, novamente este ano ele vem com um concurso leiteiro. No início da noite desta sexta-feira (2) houve celebração de missa e abertura da exposição de animais com a segunda ordenha do Concurso Leiteiro. O secretário de Agricultura, Rui Medeiros, e o secretário de Limpeza e Iluminação, Diogo Cajueiro, prestigiaram o evento. Confira a programação completa: 01/10 (Quinta-feira) 08:00 às 12:00h – Entrada de animais 08:00 às 18:00h – Admissão de animais 18:00h – Esgota do 2º Concurso Leiteiro 02/10 (Sexta-feira) 07:00h – 1ª Ordenha Concurso Leiteiro 09:00 às 12:00h – Julgamento de caprinos leiteiros 14:00 às 18:00h – Julgamento de ovinos 18:00h – Missa e Benção dos animais 19:00h – 2ª Ordenha Concurso leiteiro 03/10 (Sábado) 07:00h – 3ª Ordenha Concurso Leiteiro 08:00 às 17:00h – Julgamento de ovinos 17:00h – 5º Leilão ASPEMEAL 19:00h – 4ª Ordenha Concurso Leiteiro 20:00h – Atração Local 04/10 (Domingo) 07:00h – 5ª Ordenha Concurso Leiteiro 09:00h – Julgamento de Ovinos mestiços (Aspemeal) 11:00h – Divulgação do resultado do 2º Concurso Leiteiro/ Banho de leite e entrega de troféus 18:00h – Saída dos animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *