27 de outubro de 2015

Prefeitura de Maceió lança diretrizes para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou ontem (27), durante o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, o livro Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió. O evento aconteceu no Hotel Jatiúca e também contou com a apresentação de painéis sobre o desenvolvimento infantil. Para o prefeito Rui Palmeira, a sistematização da educação infantil é fundamental para a reestruturação do ensino. “O lançamento do livro com as orientações curriculares veio para coroar este evento tão importante para a educação municipal, que ouviu vários especialistas no que se refere à Primeira Infância. O seminário é motivo de muita alegria, pois o público enriqueceu o debate, possibilitnado a troca de ideias e informações entre os servidores da Educação, Assistência Social, Saúde, enfim, de todos os que trabalham com as crianças até seis anos”, destacou o prefeito Rui Palmeira. Para a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, as diretrizes são fruto de um trabalho desenvolvido desde o início da gestão. “No ano passado, conseguimos entregar as orientação do ensino fundamental e agora, as diretrizes do ensino infantil, que é por onde tudo começa. O sistema municipal de educação cuida desde o ensino infantil até o ensino fundamental de jovens e adultos e da educação especial, que trabalha para incluir quem tem alguma deficiência ou déficit de aprendizagem. Hoje é um dia muito especial para quem faz parte da rede municipal de ensino, pois o material que lançamos vai orientar como cuidar das nossas crianças. E isso não seria possível sem um prefeito sério, competente e corajoso como é Rui Palmeira”, destacou a gestora. A conferência de abertura, com as Diretrizes de Políticas Públicas para a Primeira Infância, foi apresentada pelo assessor da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Vital Didonet. Em seguida, foi proferida a conferência que aborda “A proposta do Currículo Ampliado estabelecidas pelas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió”, facilitada pela Professora, Lenira Haddad, uma das consultoras para a elaboração do documento. O evento contou ainda com a realização de painéis com discussão acerca da temática proposta – “Diálogos e Reflexões sobre as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió”. A diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, e a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Ippolito, atuaram como mediadoras desta etapa. Além do prefeito Rui Palmeira e da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a mesa de abertura foi composta pelo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Frederico Larceda de Oliveira, e do Instituto C&A, Patrícia Lacerda, e a diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Maria Stela Barros Lameiras. Diretrizes O lançamento do livro Orientações Curriculares para Educação Infantil (OCEI) traça as orientações curriculares para a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Maceió, traz um conjunto de conceitos e princípios norteadores de práticas pedagógicas que abrangem todas as instituições de educação infantil vinculadas à Semed. A obra é composta por três capítulos – A educação infantil entre velhas e novas premissas, recuperando as antigas premissas, Uma visão ampliada do currículo e Maceió em perspectiva. Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo, a construção das Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Maceió é um marco na edificação e estruturação desta etapa de ensino. “O documento que será apresentado à sociedade alagoana busca resgatar e dar visibilidade ao direito da criança viver sua infância no momento certo, considerando o que é próprio de cada etapa do desenvolvimento infantil”, destaca. O documento é o resultado de intensa pesquisa realizada ao longo de três anos, em parceria com a Ufal, Pnud , Instituto C&A, equipe técnica da Semed embasada nas mais diversas experiências pedagógicas do mundo e referendadas por inúmeros pesquisadores e estudiosos e adequada a nossa realidade.

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