3 de setembro de 2015

Estudantes alagoanos participam dos Jogos Escolares da Juventude no CE

Cento e vinte e três estudantes alagoanos embarcaram na noite desta terça-feira (1º) rumo à cidade de Fortaleza, no Ceará, para representar o estado na etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude, que têm início nesta quarta-feira (dia 2) e prosseguem até o dia 13 de setembro. Ao todo, 144 pessoas – entre alunos, professores e dirigentes – integram a delegação alagoana presente aos jogos. Os estudantes que participarão do evento são os medalhistas da etapa infantil dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), realizado entre julho e agosto deste ano. Os jovens são oriundos de escolas públicas e particulares de todo o estado. “Na primeira etapa, que acontece de 02 a 07 de setembro, teremos 54 participantes nas modalidades individuais, a exemplo do judô, atletismo e ginástica rítmica. Já no período de 07 a 13, 90 atletas competem nos esportes coletivos, como basquete, handebol e futsal”, adianta o chefe da delegação alagoana, Emanuel Amaral.

Confiança

A delegação alagoana embarcou para o Ceará confiante em bons resultados. É o caso da equipe do judô, que viaja com 19 integrantes. Ricardo Sérgio Santos, técnico da equipe de judô e da Escola Estadual Theonilo Gama, mostra-se confiante em um bom desempenho alagoano na competição. “Será uma competição difícil, mas temos treinado muito e lutaremos por medalha. Trabalhamos em um projeto com resultados a longo prazo e acredito que, quando chegarem aos 15 anos, estes atletas estarão ainda mais maduros e competitivos”, destaca Ricardo Santos. Uma das promessas de medalha na modalidade é o estudante Luis Felipe Alves, da Escola Theonilo Gama. Apesar da pouca idade – apenas 11 anos – o garoto já coleciona títulos: além do ouro na modalidade até 36 kg no Jeal, ele foi primeiro lugar na categoria até 31 kg no Campeonato Regional de Judô disputado na Paraíba no mês de abril. Assim que voltar de Fortaleza, ele também embarca para Salvador para o campeonato brasileiro, competindo na modalidade até 31 kg. “Treinei muito, estou bastante focado e vou buscar uma medalha para Alagoas. O professor Ricardo nos incentiva bastante”, diz o garoto. Outro atleta confiante em um bom resultado é Robson Matheus Soares, 13 anos, aluno da Escola Estadual Dom Pedro II, no Cepa. Medalhista do atletismo, Robson foi ouro nos 250 m e prata nos 1000 m rasos durante o Jeal e espera bons resultados em Fortaleza. “Treino três horas por dia no Estádio Rei Pelé e tenho muito incentivo do professor Mahebal Vasconcelos. Vou lutar por medalha”, afirma.

Juvenil e paraolímpico

As cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, sediarão a modalidade juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude entre 11 e 21 de novembro. Já as Paralimpíadas Escolares ocorrem na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, de 23 a 28 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *