Notícias
Alagoas
Fotos: Ascom/Coruripe
Chegada do estaleiro exige mão de obra qualificada

Estaleiro Eisa: Coruripe destaca cursos de capacitação para mão-de-obra

04 de Agosto de 2010

O prefeito Marx Beltrão e o secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Coruripe, José Edson, destacaram, nesta quarta-feira, 4, os investimentos nos cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai, para que a mão-de-obra local seja absorvida na contratação de profissionais que atuarão no estaleiro Eisa Alagoas. Até o final deste ano está prevista a realização da terraplenagem no terreno.

Estão em andamento quatro cursos na área da construção civil (instalador hidrosanitário, aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro de obras e construção e reparos I), com o objetivo de qualificar os coruripenses para atender às necessidades do estaleiro Eisa, que disponibilizará aproximadamente 4.500 empregos diretos e cerca de 20 mil indiretos. “Os cursos estão sendo desenvolvidos, de forma gratuita, em parceria entre a Prefeitura e o Senai. Nós disponibilizamos a logística, através da concessão de espaços para realização das aulas, e o Senai se responsabiliza pela capacitação”, disse o secretário.

Desde o dia 9 de novembro de 2009, data de início das capacitações, já foram formadas, de acordo com o secretário, quatro turmas nos cursos de pedreiro e duas de aplicador de revestimento cerâmico, um total de 96 profissionais aptos para o mercado de trabalho. Os cursos de carpinteiro de obras e de instalador hidrosanitário, estão em andamento, cada um com duas turmas compostas por 16 alunos, totalizando 64. Também estão sendo aplicadas as capacitações em construção e reparos I e aplicador de revestimento cerâmico, com 16 alunos cada.

Novas vagas

A Semaicod e o Senai abriram novas vagas para cursos de capacitação. Estão sendo formadas cinco turmas para o curso de pedreiro, com 80 vagas disponíveis; quatro turmas para armador de ferragens, com 64 vagas, além de outras quatro turmas para formação de pintor de obras, com mais 64 vagas.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado para que as pessoas possam ser capacitadas e tenham um tempo devido de treinamento para cada função que escolheu seguir. Nós já desativamos a sede da Secretaria de Habitação, que está à disposição do Senai, onde será montada uma escola profissionalizante, estamos em processo de reforma, com recursos próprios, orçado em 450 mil reais, entregaremos o espaço apropriado. A equipe da Habitação foi encaminhada para outro prédio”, destacou Marx Beltrão.

Para aderir aos cursos, os candidatos devem ter 18 anos incompletos e terem cursado, no mínimo, a 5ª série do ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento, na Rua Lindolfo Simões, no Centro de Coruripe. A documentação exigida é uma foto 3X4 e declaração escolar. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 82 3273-1693.

Fonte: Ascom/Coruripe

Galeria de imagens

Comentários

ednaldo da silva santos

boa noite estor querendo enviar meu curricolun para uma vaga de emprego no estaleiro tenho varios certificados e uma boa expiencia desejo enviar esse curricolun como eu faço para enviar

05 de Novembro de 2012

jose vieira de araujo

vamos da as amaos e rezar para que de tudo serto jontos opovo alagoana.

05 de Junho de 2011

  • Cesmac
  • Arapiraca
  • AMA
  • Palmeira dos Índios
  • Marechal Deodoro
  • Coruripe
  • TC-AL