O que faz o consultor de gestão pública?

capa__2015-02-20_15-23-24A Gestão Pública enfrenta uma série de desafios, exigindo do gestor uma resposta rápida e, ao mesmo tempo, efetiva, que atenda os interesses dos cidadãos e da sociedade. A cobrança por uma gestão mais eficiente, altamente produtiva, transparente e que atenda as demandas da população é visível na mídia, em redes sociais, bem como nas diversas esferas de nossa sociedade, configurando-se como fatores que pressionam e, de certa forma, procuram impulsionar a gestão pública em direção à busca de resultados.

O problema em questão é que nem sempre o gestor encontra um cenário favorável ou as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do órgão ou município. Desafios e pressões internas e externas muitas vezes dificultam o alcance dos resultados almejados e não raro transformam iniciativas interessantes em tentativas frustadas. Dessa forma o papel do Gestor Público como orientador e colaborador no processo de construção da gestão com início, meio e resultados se faz indispensável nos três níveis de governo.

O consultor trabalha de maneira integrada com o gestor maior e com sua equipe. Não podemos perder de vista que resultado não surge sem esforço, dedicação e comprometimento. Dessa maneira será fundamental a participação do consultor no contexto da gestão em busca de resultados para a comunidade que necessita de serviços públicos que atendam suas demandas sociais.

Francisco Araújo, consultor de Gestão Pública

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *