8 de janeiro de 2019

Arapiraca realiza campanhas em alusão à saúde mental e combate à hanseníase

janeiro branco

Duas campanhas nacionais são realizadas durante este mês, chamadas de Janeiro Branco e Janeiro Roxo, que pretendem chamar a atenção da população para dois importantes temas: Saúde Mental e Combate à Hanseníase. E a prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para a população, que será realizada em espaços públicos, Unidades Básicas de Saúde e Centros Especializados.

Cada campanha tem cronograma específico de atividades. Mas as duas se unem no  evento “Caminhada e Ação”, agendado para o “Dia D”, 25 de janeiro, a partir das 15h, no Bosque das Arapiracas. No local, ações estratégicas serão promovidas para a população. A proposta é fazer as pessoas refletirem sobre as temáticas e a importância dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida.

O evento conta com a parceria de setores da Secretaria de Saúde, a exemplo da Atenção Especializada, Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da Hanseníase, Cerest, Nasf, Caps, Caps AD, Promoção à Saúde e também o Conselho Regional de Psicologia.

Entre as atividades, além das que visam estimular a criação de uma cultura da saúde mental e conscientização do combate e prevenção da hanseníase, estão: atividades físicas – alongamento, aquecimento, yoga e caminhada; e serviços de promoção à saúde. A organização do evento recomenda aos participantes usarem roupas esportivas e levarem garrafinha com água.

Programação do mês

Janeiro Roxo

Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença, a Campanha Janeiro Roxo vai contar com  a parceria da Atenção Básica, Coordenação de Saúde Mental, Nafs, Coordenação de Empresas Promotoras da Saúde, Ufal, Cria, grupos religiosos e movimentos da Rede de Hanseníase.

Data Horário       Ação Local
15/01 14H Capacitação para médicos CRIA
16/01 8H Capacitação para enfermeiros  – Avaliação do Grau de Incapacidade Hanseníase CRIA
17/01 8H Mutirão UBS Teotônio Vilela
22/01 9H Palestra e Apresentação teatral sobre hanseníase CRIA
22/01 14H Momento Cuidando do Cuidador CRIA
23/01 8H Capacitação para odontólogos CRIA
24/01 8H Palestra sobre hanseníase com alunos de enfermagem da Ufal UBS Baixão
25/01 16H Caminhada e Ação Bosque das Arapiracas
29/01 e 01/02 8H Estande na programação da Festa da Padroeira Largo Dom Fernando Gomes

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco, com o tema “Saúde Mental e Bem-estar: quem cuida da mente, cuida da vida” terá início no dia 22 de janeiro, e a  programação segue o calendário abaixo:

            Data                             Ação Facilitador Público Local
22/01 Cuidando do cuidador: proporcionando saúde mental e bem-estar Conselho Regional de Psicologia Servidores municipais do Caps, Caps AD, Nasf, Cerest e Programa de TB e Hanseníase Auditório do CRIA
25/01 Caminhada e Ação Atenção Especializada, coordenação da Raps,  de Tuberculose e Hanseníase, Cerest, Nasf, Promoção da Saúde e Conselho Regional de Psicologia Servidores municipais e sociedade Bosque das Arapiracas
30/01 Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad) Coordenação do Raps, Cerest, Psicóloga Acácia Dantas, coordenação de TB e Hanseníase Intersetorial, professores e supervisores da Secretaria de Educação  e Esporte Auditório do CRIA
31/01 Ação Social Festa da Padroeira Equipe da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, coordenação do Raps, gerente e equipe Caps Nise da Silveira Usuários do Caps e sociedade Salão Paroquial da Concatedral

 

 

Fonte: Ascom Arapiraca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *