6 de dezembro de 2018

Prefeito de Capela representa AMA em evento do Sebrae sobre inspeção animal

O prefeito de Capela Adelmo Calheiros representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no evento promovido pelo Sebrae com o tema: “Serviço de Inspeção Municipal: Ferramenta para o Desenvolvimento e Inclusão Produtiva nos Municípios”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (06).

Para Adelmo, ao mesmo tempo que os prefeitos tem interesse de implantar uma inspeção municipal para fortalecer a agricultura e produção familiar, falta verba para montar de toda estrutura.

“Tem um custo para implantar isso, e os municípios passam por uma crise. Talvez seja possível através de uma união do Estado, União e Municípios ou até mesmo por um consorcio, ainda temos que trabalhar melhor isso. Mas a AMA está disponível, queremos melhorar a vida dos nossos pequenos agricultores”, afirmou.

“Vamos estudar qual o modelo ideal para cada município. Hoje alguns municípios já têm Leis aprovadas para inspeção. Por isso, é importante todos colocarem em prática. Uma vez que a Lei está aprovada, o MP pode exigir o cumprimento”, afirmou Renata Fonseca, superintendente do Sebrae.

O presidente diretor da Adeal – Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas -, Ironaldo Monteiro também estava presente no evento que contou com palestra e a apresentação exitosa de outros estados.

A importância da Inspeção

61% dos surtos alimentares com origem identificada envolvem produtos de origem animal

65% das toxiinfecções alimentares ocorrem por produtos caseiros

75% dos casos de diarreia infantil tem origem em toxiinfecções alimentares (OMS)

As doenças transmitidas por alimentos (DTA’S) estão entre as cinco maiores causas de óbitos em crianças (OMS)

582 milhões de pessoas adoecem por ano devido a DTAs, sendo que 351 mil morrem

Fonte: Ascom AMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *