27 de novembro de 2018

Cliente oculto analisa principais pontos turísticos do Estado de Alagoas

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) junto com o Sebrae Alagoas e o Maceió Convention Bureau analisou, através de um cliente oculto, os principais pontos turísticos do Estado, fazendo uma análise qualitativa dos destinos turísticos mais procurados pelos visitantes de Alagoas.

A ferramenta “Cliente Oculto” é uma técnica utilizada por empresas de pesquisa de mercado, para medir a qualidade do atendimento de empresas ou para levantar informações específicas sobre produtos e serviços. Os avaliadores se passam por clientes comuns para realizar tarefas específicas, como comprar um produto, realizar perguntas, fazer reclamações, fazer passeios e visitar pontos turísticos.

“Temos a função, enquanto entidades ligadas ao setor, de procurar aperfeiçoar cada vez mais nossos serviços, para que os turistas não apenas voltem sempre ao nosso estado; como façam propaganda dele. Esta pesquisa vai auxiliar o poder público e as empresas ligadas ao trade a melhorarem seus serviços, estrutura e, assim, oferecer o que tem de melhor para os turistas que nos visitam”, analisa Milton Vasconcelos, presidente da ABIH-AL.

Foram analisadas a orla de Maceió (Lagoa da Anta, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Praia da Avenida) e museus da cidade; o Pontal, o passeio das 9 Ilhas, a praia do Francês, a praia do Gunga / Mirante, Dunas do Marapé, Foz do Rio São Francisco, Cânions do São Francisco, Ipioca, Paripueira, Praia de São Miguel dos Milagres, praia de Maragogi e o Quilombo dos Palmares. Os critérios analisados foram: limpeza, atendimento, estrutura física, banheiros, forma de pagamento, caixa eletrônico, acessibilidade, presença de vendedores ambulantes, serviços / atrações extras e guia de turismo.

“O relatório tem a finalidade de apresentar o resultado do que foi sentido, na prática, nos principais pontos turísticos de Alagoas. Ele também sugere pontos de melhoria para embasar ações que tenham como foco o aperfeiçoamento do serviço prestado no setor de turismo”, explica Danielle Novis, superintendente do Maceió Convention Bureau.

Após a análise qualitativa de cada destino, uma planilha valorativa foi apresentada de modo a permitir a comparação de critérios de cada local, apontando o destino com mais estrutura entre os pesquisados. “Alagoas é um dos destinos turísticos mais procurados para quem quer viajar e aproveitar as delícias do Nordeste. Temos ainda muito o que melhorar, principalmente no que diz respeito aos esgotos a céu aberto aqui na capital, o comércio de ambulantes desordenado, a prestação de serviços, ausência de lixeiras em alguns pontos, e até mesmo a falta de banheiros públicos. São pontos importantes que foram apontados nesse estudo e que, uma vez melhorados, irão trazer mais qualidade a estadia dos turistas em nosso estado”, destacou Milton.

Para Marcos Vieira, este trabalho mostra ainda mais a preocupação e o interesse das instituições em melhorar o turismo. “O Sebrae se empenha em contribuir com este tipo de pesquisa porque entende que o turismo é muito importante para a economia do estado e para o setor produtivo. Esperamos melhorar e potencializar ainda mais nossas belezas naturais”, afirmou.

Fonte: Ascom ABIH/AL

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