9 de fevereiro de 2018

Renan Filho lança obra que vai duplicar a oferta de água à população de Messias

 Investimento vai permitir a captação passará de 80 para 216 metros cúbicos por hora


Investimento vai permitir a captação passará de 80 para 216 metros cúbicos por hora

O governador Renan Filho lançou oficialmente, nesta sexta-feira (9), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Messias, na Região Metropolitana. A obra vai permitir que a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) amplie o acesso à água na cidade, passando a atender todos os seus 19 mil habitantes. Hoje, a companhia fornece água para cerca de três mil ligações ativas em Messias.

Segundo o governador, a obra, que já está em andamento, representa o compromisso do Estado com a cidade de Messias e atende a uma demanda antiga do município. “Messias tem um prefeito dedicado, experiente, o Jarbas Omena, que tinha uma reivindicação antiga para resolver o problema de abastecimento da cidade. Com muita alegria, estamos cumprindo o nosso compromisso com a população. Daqui a cerca de quatro meses, estaremos aqui para inaugurar a nova adutora, que vai trazer mais água para Messias e diminuir o sofrimento causado às pessoas daqui pela falta de água”, disse Renan Filho.

Lançamento da obra de abastecimento Messias (Foto: André Palmeira)

Renan Filho lembrou ainda do processo de recuperação financeira da Casal, que, em 2017, registrou superávit pelo segundo ano consecutivo, e hoje consegue investir para atender às demandas dos municípios alagoanos. “Aqui na região, temos obras da Casal em Murici, Rio Largo, união dos Palmares, São José da Laje, Joaquim Gomes, Ibateguara. Praticamente todas as cidades de Alagoas estão recebendo investimentos em abastecimento de água, obras da Casal, que vai investir R$ 100 milhões até a metade de 2018. São recursos próprios do Estado para levar água e melhorar a vida das pessoas. Outras obras virão para Messias, porque Alagoas vive hoje um momento em que consegue investir para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa”, lembrou o governador, que, depois da cerimônia, realizou uma vistoria no andamento das obras da nova adutora. 

Ampliação

Com um investimento de R$ 1.295.854,78 em recursos do Governo do Estado e da Casal, a obra prevê a instalação de uma nova captação de água bruta numa barragem da Usina Santa Clotilde, e de uma nova adutora, com 4.200 metros de extensão. A partir das obras lançadas nesta sexta-feira, de acordo com o presidente da Casal Clécio Falcão, a companhia deverá absorver o restante da população de Messias, hoje atendida pela prefeitura.

Lançamento da obra de abastecimento Messias (Foto: André Palmeira)

“Atualmente, a Casal atende a população de Messias a partir de dois sistemas de captação superficial, na barragem do Osório e na barragem do Souza, e dois poços, somando 80 metros cúbicos de água por hora. No sistema novo, com a captação na barragem da Usina Santa Clotilde, vamos aduzir a água através de uma adutora de 300 milímetros até o reservatório principal da cidade de Messias, aumentando consideravelmente o volume de água para a cidade, para cerca de 216 metros cúbicos por hora. A partir do momento em que essa obra estiver pronta, vamos passar a atender a parte da cidade que hoje é atendida pela Prefeitura. Esses serviços estão sendo transferidos para Casal, por isso esse aumento tão grande na produção de água, que será mais que duplicada para poder atender também a essa parte da população”, explicou Falcão.

Para o prefeito Jarbas Omena, a nova adutora que vai abastecer a cidade realiza um sonho da população e garante o bom funcionamento de equipamentos públicos antes prejudicado pela falta de água.

Lançamento da obra de abastecimento Messias (Foto: André Palmeira)

“A gente vem lutando há quase dez anos pela ampliação desse sistema de abastecimento de Messias, principalmente para a parte mais alta da cidade, que sofria muito com períodos de até 20 dias sem água. Quando o governador nos garantiu essa obra, foi a alegria de mais de 12 mil habitantes. Essa é a obra mais importante que a nossa cidade está recebendo nos últimos anos, sendo viabilizada pelo Governo do Estado”, lembrou Omena.

“Hoje, nós só temos a agradecer ao governador pela atenção e pelo compromisso com Messias. A obra já tem mais de dois quilômetros de tubulação instalada, que já está formando a nova adutora. A água vai abastecer 100% da cidade de Messias. São milhares de residências, postos de saúde, escolas que às vezes tinham que dispensar os alunos por conta da falta de água, e isso não vai acontecer mais. O mais importante é a população de Messias ser atendida por essa obra de extrema relevância do governo Renan Filho”, disse o prefeito.

O lançamento das obras foi acompanhado ainda pelo deputado estadual Davi Davino, pelo secretário de Estado da Infraestrutura Humberto Carvalho, pelo ex-secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo Hélder Lima, pelo prefeito de Rio Largo Gilberto Gonçalves, prefeitos, secretários municiais e vereadores de vários municípios da região.

Petrônio Viana/Agência Alagoas

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *