5 de dezembro de 2017

Rui Palmeira discute segurança com especialistas de Recife e Medellín

Rui Palmeira se reúne com representantes de políticas públicas que transformaram Medellín, na Colômbia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira se reuniu com o secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de Recife, Murilo Cavalcanti, e com o consultor colombiano em Gestão Pública, Projetos Urbanos e Cultura, Jorge Melguizo, na tarde desta terça-feira (05), para compartilhar experiências para o combate à violência.

Segundo Rui, a vinda dos dois especialistas é muito importante para Maceió. “Sem dúvida é uma oportunidade de ouvir, mais uma vez, sobre o trabalho que realizam. Murilo é um parceiro de Maceió, já esteve aqui fazendo palestras e trocamos experiências. Jorge, que é de Medelín, cidade que visitamos em 2013, nos traz um modelo de combate a violência muito interessante. Por isso é muito importante fazer essa unificação de ideias, Medelín, Recife e Maceió, e buscar trazer essas ações que deram certo lá fora para Maceió”, disse.

Durante o encontro foram discutidas as políticas integradas de cidadania para reverter as escalas de violência e diminuir as desigualdades nos grandes centros urbanos. Na ocasião, também foi tratado o modelo de gestão da Praça PEC, no Benedito Bentes, que terá ações culturais e de esporte e lazer.

Rui Palmeira se reúne com representantes de políticas públicas que transformaram Medellín, na Colômbia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Hoje há uma epidemia de violência. Isso acontece em Recife, Fortaleza, Maceió, além de outras cidades. É preciso buscar novas alternativas para enfrentar a violência urbana, não apenas com polícia, porque essa sempre foi a prática, a da repressão. Os prefeitos têm papel fundamental nessa política de integração e prevenção”, destacou Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife.

Ainda segundo o gestor pernambucano, o convite de Rui Palmeira, para debater com todo o seu secretariado sobre o combate mais amplo à violência, foi muito bem vindo. “O prefeito de Maceió está de parabéns por essa iniciativa de envolver todo o seu secretariado em uma política de valorização da vida. Somente dessa forma conseguiremos, pelo menos, amenizar essa violência que sofrem os grandes centros urbanos brasileiros”, afirmou.

Jorge Melguizo - Consultor Colombiano em Gestão Pública, Projetos Urbanos e Cultura. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Jorge Melguizo foi um dos protagonistas da implantação de políticas públicas que transformaram Medellín, atuando nos cargos de secretário de Cultura Cidadã (2005 – 2009) e secretário de Desenvolvimento Social (2009 – 2010). Para ele, compartilhar experiências é um grande passo para a mudança.

“Medelín, durante 20 anos, foi a cidade com a maior taxa de mortes violentas no mundo. Cerca de 60 mil pessoas morreram de forma violenta nesse período. Vivíamos uma situação crítica. Mas, em poucos anos, ela se recuperou e hoje é uma das cidades colombianas com a melhor qualidade de vida e nossa taxa de homicídios caiu 95%. Foi essa transformação urbana, social, educativa e cultural que vim compartilhar com a Prefeitura de Maceió com a intenção de mostrar o que pode ser feito aqui”, colocou.

Flávia Farias/ Secom Maceió

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *